Índice
Desenho de personagens de Anjos e Demónios A sua justaposição (o contraste entre os dois) é frequentemente um tema favorito e um tópico intrigante para os artistas. E sejamos francos, quase toda a gente gosta de se relacionar com estas personagens encantadoras e "torce" por uma das "equipas".
- Neste artigo, vamos começar com algumas factos interessantes - exploramos como a ideia destas criaturas surgiu no Mundo e na Arte; explicamos a etimologia (a origem) das palavras anjo e demónio;
- Vamos mostrar-lhe alguns dos exemplos mais representativos de o design das personagens dos anjos e dos demónios ao longo dos anos ;
- Até ao fim, vamos mostrar-lhe interessantes interpretações contemporâneas destas criaturas e até vos mostraremos o processo do artista de criar tais personagens + vídeo ;
O que é que anjo e demónio significa?
Comecemos por esclarecer a etimologia (origem) das palavras anjo e demónio:
-Oi, o meu nome é Demónio . - Olá, Demónio. Bem, sabias que o teu nome tem origem na palavra grega daimon, significado divindade e génio mas, de alguma forma, ao longo do caminho, o latim deu-lhe um toque negativo e mudou para daemónio - a espírito menor e maligno ? -Oh... Isso é mau.
-Oi, o meu nome é Anjo . - Olá, Angel. Sabias que o teu nome vem do grego angelos, significado mensageiro Sim, eu sei. Eu entreguei esta mensagem.
Desenho das personagens dos anjos e dos demónios ao longo do tempo
Existem muitos anjos e demónios semelhantes, seres espirituais encontrados em culturas de todo o mundo A história dos anjos e dos demónios é muito anterior ao cristianismo e Os artistas cristãos inspiraram-se frequentemente em criaturas pagãs Muitas culturas têm deuses com asas, ou deuses no corpo de pássaros, por isso era natural colocar asas em personagens humanas e, assim, criar uma ligação entre o céu, o mundo espiritual e a terra. Isto explica porque é que as asas são tão frequentemente utilizadas para criar personagens anjos e demónios.
Vejamos como os anjos e os demónios eram imaginados em diferentes culturas:
O mundo pagão
Nas crenças pagãs, muitas criaturas podem facilmente ter as características de um anjo - como as fadas e os espíritos do bosque. Para a cultura pagã, todas estas criaturas são almas muito evoluídas que actuam como guardiões, mensageiros do nosso mundo. Os pagãos também tinham muitos cultos a deuses com formas animalescas - Um dos cultos mais conhecidos da cultura pagã é o do "Deus Chifrudo". Mais tarde, estes animais e "espíritos" foram rotulados de maus pelo cristianismo, ou seja, de demónios.
A cultura assíria
Na parte esquerda da imagem, pode ver-se um anjo assírio da antiga cidade de Khorsabad, datado de 721-705 a.C. Aqui podemos ver a combinação entre a forma humana e as asas. Se observar a arte desta época, notará que os príncipes do palácio não tinham asas, o que vem sublinhar a ideia de que apenas as criaturas de espírito superior eram desenhadas e esculpidas com asas.Pazuzu (à direita) era o rei dos demónios dos ventos. Pazuzu tem o corpo de um homem, a cabeça de um leão ou de um cão, a cauda de um escorpião, dois pares de asas e as garras de uma águia.
A religião budista - Devas, Asuras e muito mais
Os budistas imaginavam que os Devas eram invisíveis aos olhos, criaturas não-humanas e o nome significa "os brilhantes" As pessoas acreditavam que os devas eram mais poderosos, viviam mais tempo e, em geral, eram muito mais felizes do que os humanos. Por outro lado, Asuras significava originalmente um espírito sobrenatural, bom ou mau - muitas vezes também desafiavam vários aspectos dos deuses. Parece que a cultura budista é muito frugal no que diz respeito a personagens maléficas e demoníacas.
A mitologia nórdica - Valquíria e... Loki
Os antecessores dos anjos na cultura ocidental foram as Valquírias, imaginadas como criaturas aladas que levam as almas dos guerreiros mortos para o grande salão de Valhalla (céu). A mitologia descreve-as como donzelas de escudo com cabelos dourados e braços nevados que serviu os heróis em Valhalla. Outra vez, na mitologia nórdica, não existem muitos espíritos malignos e demónios e uma das personagens mais reconhecidas, que pode ser considerada má, é Loki Tal como Prometeu, Loki é considerado um deus do fogo, muda frequentemente de forma e de sexo e, por vezes, ajuda os deuses, mas outras vezes causa problemas. Também tem cornos! A sua mulher é um demónio da tristeza, o seu pai - é um gigante, e até o seu filho, um cão/ lobo, é um demónio da destruição. Que família!
O cristianismo
Muitos dos personagens cristãos são inspirados nas culturas pagãs. Um facto interessante é que nas primeiras imagens cristãs, os anjos não tinham asas nem auréola e a igreja teve de autorizar os artistas a desenhá-las com estas. Idade medieval Além disso, os artistas, que ainda hoje são os responsáveis pelas regras de desenho dos anjos (imagem à esquerda) não tinha muitos conhecimentos sobre o corpo humano Mais tarde, em Renascença (do francês - renascimento ) idade , artistas adquiriu conhecimentos significativos sobre a perspetiva no desenho Com o passar do tempo, as composições tornaram-se mais complicadas, assim como as personagens dos anjos, e podemos notar que também apareceram ligeiros indícios de género (à direita).
Os desenhos dos demónios ao longo destes anos eram horríveis, feios, pareciam criaturas animais. Lentamente, com o tempo, eles ficou mais humanizado e adoptou muitas características humanas:
Desenho de personagens de Anjos e Demónios hoje em dia
Os desenhos de personagens de anjos e demónios de hoje em dia não têm quaisquer limitações - os artistas criam anjos bonitos e sem género, anjos adultos peculiares ou anjos crianças adoráveis e inocentes. O mesmo se aplica aos desenhos de demónios.
Seleccionámos alguns bonitos desenhos de personagens de anjos e demónios, criados por Artistas do Behance Veja os seus projectos no Behance e aprecie a sua habilidade e criatividade clicando nas imagens:
Os nossos anjos e demónios inspiraram a arte
Não é de admirar que também nos inspiremos neste tema! Na secção seguinte, pode ver os últimos desenhos de personagens de anjos e demónios da nossa casa.
Se tem curiosidade em saber o que se passa numa mente criativa e qual é o fluxo de trabalho de um designer, aqui estão algumas receitas da nossa cozinha:
Começamos com a investigação...
A primeira fase de qualquer processo de conceção é faça a sua pesquisa Recolha fotografias de referência e de inspiração A inspiração ajuda sempre a aumentar a criatividade e a conhecer bem o seu tema. Permite que a sua imaginação surja com ideias muito mais frutuosas, em vez de se sentar com uma folha de papel em branco e tentar criar algo. Por vezes, o café vem primeiro. Mas no nosso caso, a inspiração vem primeiro, ou pelo menos, servimo-la com o café!
... Depois esboçamos, esboçamos, esboçamos
Depois de fazer a pesquisa, o fase de esboço começa. Normalmente, os designers da nossa casa, os produtos de 3 a 9 conceitos rápidos de uma personagem Aqui pode ver os esboços de design de personagens de anjos e demónios, que chegaram à versão final. Depois limpeza da linha , nós aplicar um pouco de cor por baixo do contorno preto, para que o artista possa ter uma ideia geral da cor e das formas. destaques brancos são um pormenor agradável e ajudam a ver a personagem como um volume. Trabalhamos frequentemente em papel tonalizado - É um bom método para fazer sobressair as cores. Por vezes, os fundos brancos são demasiado brilhantes e distraem a atenção.
Aqui estão também alguns exemplos de desenhos de personagens de anjos e demónios adultos. Consegue ver como o designer está a tentar transmitir diferentes traços de personalidade Se gostaria de aprender um pouco mais sobre utilizar formas e tamanhos para transmitir a personalidade de uma personagem consulte o nosso artigo dedicado a este tema.
... Finalmente - tempo para cores e pormenores
Quando a nossa equipa de design estiver satisfeita com os esboços, começamos a fase de vectorização O designer começa aperfeiçoar as formas e começar a preenchê-las com cor no adobe illustrator Um estilo de design preferido da nossa equipa é design plano - Na fase final, adicionamos alguns pequenos destaques e criamos um fundo simples, mas ainda assim interessante e brilhante:
Pode ver os vídeos do processo de criação do nosso design de personagens de anjos e demónios no nosso canal do YouTube:
Se tiver curiosidade, pode consultar no nosso sítio Web as personagens completas de anjos e diabos com um conjunto completo de poses de ação.
Esperamos que tenha aprendido alguma coisa sobre o design de personagens de anjos e demónios e que o tenhamos inspirado! Deixe-nos um comentário abaixo e diga-nos se gosta deste tipo de conteúdo e se é útil para si. Ou, simplesmente, diga-nos qual é o tópico sobre o qual quer aprender mais... e nós criaremos um artigo para si!
Saúde, fiquem atentos!
Também pode interessar-lhe alguns destes artigos relacionados:
- Caso de estudo: Conceção de personagens de desenhos animados de hipopótamos
- 7 Raparigas vectoriais bonitas que o vão deixar boquiaberto
- 10 segredos do design de personagens de desenhos animados por GraphicMama