Índice
Identidade visual e branding são dois termos que são frequentemente confundidos A identidade visual é o aspeto visual da marca da empresa e a tentativa de evocar determinados sentimentos no consumidor através de imagens. Transmite significados simbólicos que não podem ser transmitidos apenas através de palavras. Uma marca é o conjunto das acções que uma empresa realiza para criar consciência e para se destacar da concorrência.
O que é a identidade visual
Em termos gerais, uma identidade visual corporativa exprime os valores e as ambições de uma organização, a sua atividade e as suas características.
A identidade visual faz parte da marca , e a marca é não apenas criar um logótipo para a sua empresa.
Identidade visual inclui os seguintes elementos:
- desenho do logótipo
- fontes
- fotos
- cores, formas e feitios
- e quaisquer outros elementos visuais que ajudem a transmitir a mensagem da sua marca
Emarex fez um vídeo muito simples com infografias que explicam a importância da identidade visual para uma empresa:
Pode constatar-se que "educam-no" sobre o tema e "informam-no" Se está interessado no tema das marcas como educadoras, comunicadoras e apoiantes dos clientes, pode também apreciar o nosso artigo sobre o storytelling que deslumbra o público.
Aqui também 3 pontos de vista sobre a identidade visual, em 3 minutos, de 3 homens que trabalham no sector do design:
O que é Branding
A marca é o que comunica os seus valores, são as suas promessas ao consumidor e, finalmente, parte da comunicação destes valores é a preparação da identidade visual. A marca não é o que diz às pessoas para pensarem, a marca não é "vender, comprar, sou o melhor no negócio" coisa, mas é o que as pessoas SENTEM e PENSAM sobre a sua marca.
Aqui está um pequeno vídeo de 3 minutos que o ajudará a compreender melhor o conceito de branding:
De acordo com o vídeo, a marca é :
- confiança
- paixão
- pertencentes
- ação
- segurança
No entanto, um dos ingredientes mais importantes de uma marca de sucesso é credibilidade. É o capacidade de fazer promessas em que os clientes acreditam, e para ser capaz de cumprir estas promessas.
A marca é uma promessa. Se não confiarmos na promessa, ela não tem qualquer valor. Por isso, promessas de confiança - fazem marcas credíveis, fazem marcas poderosas, fazem posições de mercado fortes.... As pessoas estão dispostas a pagar um prémio por uma promessa, acreditam nela
BJ Cunningham
Veja a entrevista completa com exemplos de empresas famosas e a forma como criam a sua marca:
Como desenvolver a sua marca
1. aumentar a sensibilização dos clientes
É preciso tempo e um planeamento cuidadoso. Quando se constrói transparência e confiança com a sua marca; quando se cria preferência pelos seus produtos, as pessoas lembram-se do seu nome e procuram-no com mais frequência. Pense na Pampers, na Xerox - são nomes de empresas que as pessoas utilizam agora para identificar e procurar produtos. Se as pessoas começarem utilizar o nome da sua marca como verbo Mas, por outro lado, sabe que é bem-sucedido na criação de notoriedade da marca - pesquisar no Google, amigos no Facebook, aspirar o tapete são apenas alguns dos exemplos.
2. identificar o seu mercado-alvo
Pode concordar que nem todos os clientes se identificariam facilmente com a sua marca, produto e serviço. O bom é que esse não é o seu objetivo. A sua principal tarefa é identificar o seu cliente ideal e oferecer-lhe o que ele precisa. Responder aos interesses da sua clientela potencial.
3. legalidade e marca registada
Pesquise as suas ideias para não infringir outra marca. Outro passo importante a dar é registar legalmente a sua marca Assim, protege-se o longo processo de criação de identidade contra impostores e minimiza-se a confusão do cliente com outras empresas.
4. logótipo, tipo de letra, esquemas de cores
Existem muitas regras para criar um logótipo visualmente agradável e "funcional" e, muito provavelmente, dedicaríamos um artigo separado a esse tópico. Ainda assim, se tivermos de resumir as coisas, diríamos: "KISS - Keep It Sweet and Simple". Se olhar para alguns dos logótipos mais famosos, apenas são utilizadas 2 a 3 cores. Outra dica útil é escolher um tipo de letra para a sua identidade, que seja fácil de ler.
Pode ver um vídeo muito interessante sobre como um designer gráfico profissional faz a sua pesquisa e cria um logótipo novo e contemporâneo para uma empresa de pesca Ele explica o seu processo, o que há de mau no logótipo antigo e como tentou implementar os valores da empresa no seu novo logótipo:
5) Se for caso disso, utilizar slogans
Famoso slogan da McDonald's
Trata-se de frases apelativas, que podem ser utilizadas para mostrar ao cliente que identificou uma necessidade dele Mais uma vez, não se trata de querer vender ao cliente, mas sim do que lhe pode oferecer, o que tornarão a sua vida mais fácil e agradável!
Por exemplo, o slogan da McDonald's "Ela merece uma pausa hoje" identificou a necessidade de algumas donas de casa descansarem um pouco, e incentivou as famílias a irem comer fora uma refeição de fast food.
Mas, ao mesmo tempo, tenha cuidado o que promove, prometa e seja autêntico. Como já referimos anteriormente.
Por último, mas não menos importante, vejamos alguns exemplos variados e belos de identidade visual. Pode ver como os designers combinaram com sucesso os valores fundamentais das empresas com as representações visuais:
Grandes exemplos de identidade visual para se inspirar
Espaço dividido
Um pequeno apartamento mediterrânico, decidido em cores vivas e frescas. Dois andares do edifício são combinados num só Foi também assim que recebeu o seu nome e esta caraterística tornou-se parte do logótipo e da identidade. Um visitante lembrar-se-á imediatamente do nome e ligá-lo-á ao local. Veja como eles utilizam o esquema de cores, o tipo de letra e outros elementos de identidade visual em todo o apartamento e nos artigos de papelaria:
Krono Interior
Muito design simples, elegante e moderno - A empresa de interiores quer transmitir uma mensagem ao público. Fica-se imediatamente com a impressão de que se trata de uma empresa de topo e muito profissional. O que acha? A equipa de design fez um excelente trabalho?
Vamos mostrar-lhe alguns contrastes nas soluções de design criadas para diferentes empresas. Acabámos de lhe mostrar um esquema de cores relativamente monocromático utilizado para a identidade visual de uma empresa de interiores. projeto de identidade visual para doces/doces O que é que lhe vem à cabeça primeiro? Cores, sumarentas, brilhantes e muito!
Fruna
Nesta altura, começa a ter uma ideia de como os designers tratam os valores fundamentais da empresa na execução do design e como tentam mostrar a essência de uma empresa com a ajuda da identidade visual. o público-alvo do próximo projeto para uma clínica dentária:
Serviço dentário Conceito de identidade visual por Ramotion
E admitimos utilizaram ilustrações de desenhos animados de forma impecável - toda a gente gosta de desenhos animados, eles são simpático, giro e ajudam a recordar e explicar coisas Ótimo trabalho!
Fintech StartUp
Este projeto é do mesmo autor, o que vem mostrar que um bom designer compreende o briefing do cliente O utilizador deve saber o que é a empresa e como aplicar diferentes estilos aos diferentes projectos.
Aqui, as palavras-chave seriam novo, inovação, verde, fresco, início, segurança, organizado, plano - todas as palavras-chave a que uma nova empresa gostaria de estar associada.
É por isso, o design é também muito simples, com um tipo de letra simples mas moderno e cores verde e azul (fiabilidade e frescura) e tem muitas infografias/ícones para ajudar a explicar as ideias.
Nara Zanoni
Neste projeto, o designer criou o esforço para incluir as palavras-chave e os conceitos O designer fez questão de mostrar que compreende o que é o negócio e que o utilizou como inspiração para o design. Através da solução de design, o designer espera evocar os mesmos pensamentos e sentimentos no observador. Como dissemos anteriormente - o branding tem tudo a ver com o que o observador percepciona.
Vejamos outro belo exemplo de identidade visual para um restaurante O designer criou uma infinidade de soluções de design para o cliente e, certamente, a marca não passará despercebida ou confundida com outra coisa. A mensagem é consistente e destaca-se. Não deixe de ver o projeto completo no Behance, vale a pena:
O Brunchery
Uma etapa importante do manter uma coerência em branding é criar uma directrizes de estilo, livro de estilo Este é um documento que explica em pormenor como é que o logótipo é utilizado em diferentes meios, quais são as cores principais do desenho, que tipos de letra são utilizados e quaisquer outras informações úteis que ajudem um designer a criar um visual unificado.
Eis um exemplo de um guia, uma reformulação da marca para Empresa VOX - pode ter uma ideia geral do que é um guia de estilo:
Rebranding da VOX
Por vezes, uma empresa ou instituição já é bem conhecida, e tudo o que precisa é de uma pequena atualização e de uma pincelada no design. É o caso da Ópera de Saint-Étienne - o edifício já tem muito carácter e o projetista decidiu utilizá-lo como uma afirmação visual forte para o seu novo conceito de logótipo. A diferença aqui é que o cliente não precisa de construir uma identidade de raiz mas precisa de um novo logótipo que seja melhor reflectem a sua forte identidade e personalidade.
Veja o maravilhoso projeto aqui:
Ópera de Saint-Étienne
Levaram o seu design um passo mais além, criando um elemento divertido na sua publicidade Os cartazes eram muito bem sucedido, chamando a atenção do cidadão. Esta divertida reviravolta torna a ópera mais acessível às pessoas comuns e ajuda-as a identificarem-se com ela. Também desperta a curiosidade e dá vontade de a visitar!
Se procura ainda mais inspiração, pode ver os vencedores dos Prémios Internacionais de Identidade Visual de 2016.
Quer aprender a conceber o seu próprio cartão de visita? Consulte o nosso tutorial.
Esperamos que tenha gostado deste artigo e que lhe tenha dado algumas ideias sobre a sua própria marca.
Estamos sempre dispostos a ouvi-lo, por isso, escreva-nos abaixo e diga-nos o que pensa! Não hesite em espalhar a palavra, se quiser.