Google Slides vs Keynote: uma batalha entre iguais

  • Compartilhar Isso
Quieva Gray

Durante anos (é agora seguro dizer décadas!), o PowerPoint tem sido uma potência no software de apresentação. Tem uma infraestrutura robusta, muitas funcionalidades avançadas para profissionais e um profundo apoio da Microsoft. Longe vão os dias em que o MS Office estava disponível apenas em modo offline.

Mas já não vivemos nos anos 90, quando o PowerPoint era provavelmente o único software de apresentação decente a nível mundial. Os outros gigantes da tecnologia - Google e Apple - já acompanharam a tendência. De facto, ambas são muito melhores do que a ferramenta da Microsoft se as quiser utilizar num Mac De acordo com Stephen Lead, o MS PowerPoint é simplesmente um software sem brilho nos dispositivos construídos pela empresa sediada em Cupertino.

Embora tenhamos comparado o Google Slides com o PowerPoint, será interessante analisar outra "batalha" de software de apresentação - desta vez, é o Google Slides com o Keynote.

Resumo do artigo:

1. Google Slides vs Keynote - visão geral

2. preços e acessibilidade

3) Acessibilidade

4. armazenamento e cópia de segurança

5) Facilidade de utilização e IU

6) Trabalho em equipa

7. elementos, modelos e efeitos

8) Usabilidade geral

9. casos de utilização

1. Google Slides vs Keynote - visão geral

Pesquisa Google Trends: Google Slides vs Keynote

O Google Slides parece ser muito popular entre os utilizadores (de acordo com o gráfico acima). De facto, muito mais popular. Mas será que muda realmente alguma coisa? Vamos ver se ser popular significa ser melhor.

Google Slides

O Google Slides foi inventado em 2006 para proporcionar a milhares de milhões de utilizadores um acesso fácil a um software de apresentação. É muito sólido e oferece algumas funcionalidades excepcionais que discutiremos mais tarde, e faz parte do Google Suite. Para ter acesso a este software, tem de se inscrever no Google, o que não demora mais de 10 a 15 minutos. O Google Slides é inovador e também tem actualizações automáticas frequentes.

Nota de abertura

O Keynote é um produto do iWork. Está disponível no mercado desde 2003 e é o equivalente da Apple ao Google Slides. No entanto, foi concebido para ser utilizado principalmente (se não apenas) no ecossistema da Apple e é uma aplicação de ambiente de trabalho com capacidades online. Tem a interface intuitiva caraterística da Apple e é a opção preferida de muitos utilizadores de Mac. A Apple está constantemente a melhorar o seu produto, para atrair novosutilizadores.

2. preços e acessibilidade

Quer estejamos a falar da Google, da Apple, da Microsoft ou de outro software de apresentação, o preço é o fator mais importante. Os clientes procuram soluções acessíveis e, felizmente, nós temo-las aqui.

Google Slides

O Google Slides é uma ferramenta que faz parte da sua conta Google. O Google Slides é um software totalmente gratuito e a única condição para ter acesso a ele é criar uma conta Google e iniciar sessão nela.

Nota de abertura

O Keynote também é gratuito para sempre A única condição é ter um computador Mac (ou um iPad/iPhone).

3) Acessibilidade

Por muito bom que seja um software, não pode ser utilizado se não funcionar em muitos dispositivos.

Google Slides

O Google Slides é provavelmente o software de apresentação mais disponível no mundo. Tudo o que precisa de ter é uma ligação à Internet. Pode ser executado em computadores de secretária, Macs, dispositivos móveis e tablets. Desde que possa abrir o navegador, pode entrar no Slides. Também vale a pena mencionar que o Google Slides funciona melhor no navegador Google Chrome, que está disponível em qualquer sistema operativo.

Nota de abertura

Está disponível APENAS Isto é lamentável, uma vez que o Keynote é um programa fantástico que oferece muitas formas de ser criativo. No entanto, a menos que faça parte do ecossistema da Apple, não poderá utilizar plenamente este excelente software de apresentação. É claro que pode fazer algumas edições a partir do iCloud (se criar uma conta), mas não deixa de ser uma limitação a considerar.

4. armazenamento e cópia de segurança

Mais cedo ou mais tarde, o armazenamento torna-se um problema. Ter uma ou duas apresentações não fará uma grande diferença, mas adicionar demasiados ficheiros reduzirá rapidamente o seu espaço livre.

Google Slides

O Google Drive vem com 15 GB prontos a utilizar. Pode utilizar o espaço para qualquer coisa - desde adicionar fotografias a armazenar os seus ficheiros de trabalho na nuvem. Felizmente, o espaço é mais do que suficiente para começar.

  1. 100GB - $1,99/mês (ou $19,99/ano)
  2. 200GB - $2,99/mês (ou $29,99/ano)
  3. 2TB - $9,99/mês (ou $99,99/ano)
Nota de abertura

Por predefinição, tem de guardar o seu ficheiro no computador, mas também tem a opção de adicionar a sua apresentação ao iCloud. O espaço livre é de 5 GB e, de acordo com a nossa experiência, parece definitivamente insuficiente.

  1. 50GB - $0,99/mês
  2. 200GB - $2,99/mês
  3. 2TB - $9,99/mês

5) Facilidade de utilização e IU

A capacidade de utilizar o software é crucial. Quanto mais fácil for, melhor. Mas também tem de oferecer muitas opções de design para o ajudar a criar apresentações mais apelativas.

Google Slides

O Google Slides é extremamente fácil de utilizar, uma vez que segue o mantra da Google de criar produtos para as massas. Tem tudo o que é necessário para criar uma boa apresentação. É muito equilibrado em termos de características estilísticas, mas não precisamos de ser especialistas para ver que o Google Slides é uma ferramenta que oferece mais simplicidade e praticidade do que estética.

Nota de abertura

O Keynote é um software desenvolvido pela Apple e foi concebido para funcionar sem esforço em todos os dispositivos que o suportam. É simples de utilizar, mas não podemos dizer que sacrifica o design. De forma alguma. O Keynote possui modelos fantásticos e uma interface de utilizador fora do comum. Na nossa opinião, o Keynote tem a melhor interface de utilizador de todas as ferramentas de apresentação e isso não vai mudar tão cedo.

6) Trabalho em equipa

Hoje em dia, é mais importante do que nunca colaborar com colegas ou pares para coordenar os esforços da sua equipa e criar um excelente projeto.

Google Slides

Não há muito a dizer sobre o Google Slides, uma vez que esta é a área em que mais brilha. O facto de ser uma aplicação que funciona em linha significa que pode ligar-se a colegas para trabalhar em diferentes diapositivos da mesma apresentação, e pode fazê-lo em simultâneo. Não precisa de perder tempo precioso. Além disso, todas as alterações são mostradas no momento em que são efectuadas. Tem três níveis de acesso: apenas leitura, comentáriosTudo o que precisa de fazer é enviar uma hiperligação.

Nota de abertura

O Keynote mantém a sua posição em relação ao Google Slides até certo ponto. Funciona perfeitamente em todos os tipos de dispositivos Apple e a partilha entre eles não é um problema. No entanto, não podemos dizer que é ótimo para as equipas, uma vez que a exportação é um pouco lenta e, se decidir enviar uma ligação e trabalhar em conjunto, não é assim tão fácil. A colaboração do Keynote é muitas vezes lenta ou deixa de funcionar. E mesmo que esteja tudo pronto, ainda háalgo se passa, especialmente se um dos membros da equipa estiver a utilizar o Windows.

7. elementos, modelos e efeitos

É preciso referir que as ferramentas de apresentação têm de oferecer muitas personalizações para atrair os utilizadores. Vamos ver até que ponto a batalha entre o Google Slides e o Keynote é enorme.

Google Slides

O Google Slides oferece uma quantidade equilibrada de efeitos e modelos. Não oferece muito, mas é mais do que suficiente para uma boa apresentação. A falta de algumas funcionalidades incorporadas é compensada pela capacidade de adicionar recursos externos com apenas alguns cliques, pelo que não nos podemos queixar das limitações. Existem muitos modelos gratuitos do Google Slides que pode utilizar e melhorar bastante o seu design.

Nota de abertura

Os modelos do Keynote têm um aspeto superior ao que podemos ver no Google Slides. Existem alguns efeitos fantásticos, como o "Magic move", e sentimos que o programa da Apple está em vantagem em termos de estilo. A Envato tem um mercado rico em modelos para o Keynote, mas mesmo utilizando os modelos predefinidos não nos sentimos perdidos. Foi gasto muito tempo para garantir que as apresentações do Keynote têm tudonecessário para ter um aspeto profissional.

8) Usabilidade geral

Qualquer software pode ser ótimo, mas dificilmente será um sucesso se não for utilizável.

Google Slides

O Google Slides é um cavalo de batalha. O mais impressionante é o facto de não ter nada de impressionante. Suporta formatos PowerPoint - como PPT, PPTX, bem como ODP, SVG, PDF, etc. Isto permite-lhe abrir as suas apresentações PowerPoint diretamente na aplicação da Google. Mas o mais importante é que pode aceder aos modelos PowerPoint, que são os mais comuns no mundo das apresentações. O Google Slides éprático - funciona em linha mas não é um problema para ativar a sincronização offline Funciona em todos os tipos de dispositivos e é fácil de integrar qualquer utilizador. Também é possível importar uma apresentação do Keynote para o Google Slides.

Nota de abertura

Pode incorporar imagens e vídeos do YouTube e do Vimeo no Keynote. Os formatos suportados são KEY (o formato de ficheiro nativo), PDF, PPT e PPTX - pode até adicionar uma palavra-passe para bloquear o documento. Um facto digno de nota é que, como é típico do software da Apple, o Keynote não foi concebido para funcionar em computadores Windows, nem em dispositivos Android. Se estiver a fazer uma apresentação num computador novo, pode ficar semFelizmente, os formatos de exportação suportados não são muito amigáveis para produtos que não sejam da Apple. Mas que isso não o distraia do facto de poder apresentar a partir do seu Mac, iPad e até do seu iPhone - está tão bem optimizado.

9. casos de utilização

Qualquer ferramenta de apresentação tem aplicações e áreas em que brilha mais do que as outras. Vamos ver onde o Google Slides e o Keynote se destacam.

Google Slides

Rápido, fácil e conectado - assim é o Google Slides.

✔️ Trabalhar em equipa - O Google Slides é o melhor software de apresentação se precisar de colaborar com alguém para trabalhar no mesmo projeto. Podem verificar o progresso um do outro e trabalhar ao mesmo tempo.

✔️ Execução rápida - Se precisa de criar algo rapidamente, o Google Slides é a solução perfeita. Uma vez que o programa é muito simples, tudo o que precisa de fazer é escolher um modelo e adicionar alguns elementos para completar a sua apresentação.

✔️ Ótimo para passos de bebé - Se ainda não criou apresentações, pode achar a aplicação fácil. Os botões estão bem organizados e o design é simples. Não há nada de excessivo.

Nota de abertura

A Apple em primeiro lugar e a Apple em primeiro lugar - é isso que a Keynote é.

✔️ Uma opção para Mac - Já mencionámos que o Keynote é direcionado para os utilizadores da Apple. Se é um fã ávido do ecossistema, poderá achar que a aplicação é a mais relevante para as suas necessidades.

✔️ Trabalhar com estilo - Se fazer apresentações "decentes" não for suficiente para si, pode melhorar o seu projeto com efeitos visuais e animações fantásticos. Pode levar a sua apresentação para o nível seguinte com os fantásticos elementos incorporados.

✔️ Código HTML - O Keynote pode exportar a sua apresentação em código HTML, o que significa que pode transformar o seu design num sítio Web. Esta é uma funcionalidade extraordinária se souber como utilizá-la.

Conclusão

Bem, é isso. Como descobriu, ambos têm os seus pontos fortes que deve ter em consideração. Se é um utilizador da Apple e pretende criar uma apresentação fantástica sem ter de procurar modelos, o Keynote pode ser a solução certa. No entanto, se a colaboração é importante para si e a sua equipa trabalha em diferentes tipos de dispositivos, o Google Slides é a opção mais segura.

Se este artigo foi útil para si, consulte os nossos outros artigos:

  • Os melhores modelos de infográficos gratuitos em 2022 para todos os softwares
  • 7 Softwares mais populares para apresentações
  • Como começar e terminar uma apresentação: 10 dicas práticas para captar a atenção

Quieva Gray é uma apaixonada designer de interiores e blogueira de estilo de vida que mora na cidade de Nova York. Com uma sólida experiência em design e um olhar atento aos detalhes, Quieva dedicou a sua carreira a ajudar indivíduos a criar espaços que reflitam o seu estilo e personalidade únicos. Seu amor por todas as coisas de design vai além de apenas interiores, pois ela também explora moda, arte e viagens em seu blog. Através de sua escrita cativante e conteúdo visualmente atraente, Quieva inspira seus leitores a adotar seu próprio estilo de design e criar espaços que realmente os façam sentir-se em casa. Seja fornecendo dicas e truques para decorar dentro do orçamento ou compartilhando suas últimas descobertas de design, o blog de Quieva é uma leitura obrigatória para quem busca inspiração e orientação no mundo do design.