Como fazer um infográfico envolvente: o guia completo

  • Compartilhar Isso
Quieva Gray

Se pensa que fazer um infográfico envolvente não é fácil, nem rápido, bem... provavelmente tem razão. Fazer um infográfico que envolva o leitor de forma eficaz leva tempo e esforço. Felizmente, estamos aqui para ajudar com um guia completo sobre como fazer um infográfico envolvente.

Para simplificar todo o processo, dividimo-lo em fases e passos que são realmente fáceis de seguir.

Provavelmente, gostaria de consultar 50 exemplos de infográficos cativantes que fazem com que as ideias complexas pareçam fantásticas.

Como criar uma infografia cativante Passos:

1. fase de preparação

2. fase de conteúdo

3. fase de conceção

4. fase de otimização

Uma breve descrição em vídeo de Como criar uma infografia atractiva:

1. faça os seus trabalhos de casa

aka a fase de preparação

A criação de um infográfico não começa no Photoshop ou noutro software de design. Nem sequer começa com a redação do conteúdo. A criação de um infográfico cativante começa na sua cabeça. A fase de preparação ajudá-lo-á a clarificar o conceito e a formular a sua estratégia.

1.1 Defina o seu objetivo e tema

Como é que vai despertar o interesse do seu público e o que é que quer que ele faça a seguir?

Sente-se e analise os seus potenciais clientes. Aprofunde-se nas suas necessidades e interesses. O que é que os impressionaria, influenciaria e tocaria? Como é que eles beneficiariam da informação que lerem? Mais importante ainda, o que é que eles deveriam fazer depois? Esclareça estas questões desde o início para clarificar o conceito global que tem em mente.

Cada infografia é única e tem objectivos únicos. Eis algumas das finalidades mais populares para as quais as pessoas fazem infografias.

  • Sensibilizar para um problema
  • Aumentar a notoriedade da marca
  • Atrair tráfego para um sítio Web específico
  • Fazer com que as pessoas descarreguem um produto específico
  • Reforçar a relação cliente-marca, e mais

É claro que uma infografia pode servir mais do que um objetivo. Normalmente, quanto mais específico for o objetivo, melhor. Depois, escolha um tema que favoreça esse objetivo e que corresponda simultaneamente aos interesses do seu público. Pela nossa experiência, tópicos específicos com públicos-alvo específicos conduzem a mais conversões .

Aqui pode aprender em pormenor Como encontrar bons tópicos para infográficos.

1.2 Pesquisar e procurar inspiração

Qual é a situação lá fora?

Fazer um infográfico envolvente é, acima de tudo, um processo criativo. Por isso, terá certamente de pôr em ação todos os seus poderes criativos para o fazer. Antes de começar a criar a sua peça, terá de descobrir quanta informação existe sobre o assunto. Não vai querer aborrecer o seu público com um conteúdo que já leu antes, pois não?

Pesquise a concorrência e considere de que forma poderá trazer mais valor para o leitor. Será capaz de fornecer novos dados, uma nova perspetiva ou, talvez, ser mais minucioso? Pesquise outras infografias e guarde tudo o que possa ser útil.

Quando se trata de inspiração visual, o Pinterest é provavelmente uma das melhores plataformas de redes sociais para o efeito. Pode facilmente criar uma coleção dos desenhos que adora.

O Behance é outro local favorito para encontrar inspiração e obter ideias. Manter-se atualizado com as tendências de design gráfico de 2019 também o ajudará a criar um design moderno e cativante.

2. acertar nos livros

aka a fase de conteúdo

Os infográficos são criações visuais construídas com base em informações. A segunda fase da criação de um infográfico atrativo é dedicada à recolha de informações e à seleção das peças que trazem mais valor para o leitor.

2.1 Recolher dados e filtrá-los

Utilize apenas fontes credíveis e deixe a conversa fiada para outro lado.

Para selecionar dados de qualidade, tem de os recolher o mais possível apenas de fontes credíveis. Uma infografia cativante não tem apenas bom aspeto - traz valor. Pense em termos de:

  • Livros
  • Inquéritos
  • Relatórios do sector
  • Apresentações de especialistas na matéria
  • Estatísticas oficiais, etc.

Depois de ter feito uma pesquisa exaustiva, reveja todas as informações recolhidas e filtre as partes essenciais.

Utilize uma abordagem de três colunas para organizar este processo:

Indispensável

Informações-chave que o ajudarão a atingir os seus objectivos.

Opcional

Dados menos importantes com potencial para enriquecer o conteúdo.

Lixo

Dados que não trazem qualquer valor para o leitor.

2.2 Criar um título apelativo e um esboço do conteúdo

... para captar e manter a atenção dos seus potenciais clientes.

O título é um dos elementos mais importantes do seu infográfico. Se o título não captar a atenção dos seus potenciais clientes, todos os seus esforços para criar um infográfico de arrasar serão em vão. Eis alguns exemplos práticos dicas para criar um título apelativo :

  • Determine as suas palavras-chave e utilize-as no título.
  • Direto ao assunto, destacando o valor.
  • Utilize um gancho inteligente sem parecer um clickbait.
  • Utilize um analisador de títulos para identificar a melhor versão do título que atrairá mais atenção.

Criar um esboço de conteúdo com base nas informações principais a fim de descobrir a melhor estrutura infográfica que será natural para o utilizador digitalizar, seguir e ler. Coloque os pontos-chave do conteúdo ( dados, gráficos, parágrafos Eis algumas estruturas populares para infografias:

Clique na imagem para ver o exemplo completo da infografia

Uma história

O conteúdo está organizado como uma história "introdução-corpo-conclusão" e o corpo está dividido em pequenos parágrafos para tornar o conteúdo digitalizável.

Clique na imagem para ver o exemplo completo da infografia

Uma cronologia

O conteúdo está organizado por altura em que os acontecimentos ocorreram.

Clique na imagem para ver o exemplo completo da infografia

Um número ou uma ordem alfabética

Uma estrutura adequada para apresentar elementos de informação com a mesma ponderação.

Clique na imagem para ver o exemplo completo da infografia

Prós e contras ou comparação entre dois ou mais sujeitos

O conteúdo está dividido em duas ou mais secções verticais, de modo a comparar os temas segundo diferentes factores.

Outras estruturas e estruturas híbridas

Os exemplos acima mostram apenas algumas estruturas populares para infografias, mas há muitas outras estruturas a utilizar. Tudo depende da natureza do seu conteúdo. Além disso, pode combinar diferentes estruturas numa infografia.

3) Arregaçar as mangas

aka a fase de conceção

Começa a fase mais divertida! Uma vez que as pessoas são naturalmente atraídas por tudo o que é visual, o design do infográfico é o que "vende". Por outras palavras, o design é o que capta a atenção e ajuda a transmitir a sua mensagem da forma correcta.

Não se esqueça de consultar as Tendências de design de infográficos em 2022 antes de conceber o seu infográfico.

3.1 Escolha as suas ferramentas

... dependendo do seu nível de especialização.

Vai ser você a fazer o design? Está familiarizado com software gráfico como o Photoshop, Illustrator, Sketch, Affinity Designer, InDesign, etc.? Qual é o seu orçamento? Dependendo do seu nível de conhecimentos e recursos, tem algumas opções para realizar o seu infográfico.

Poderá estar interessado neste artigo relacionado: Como criar um infográfico em menos de 5 minutos no Adobe Illustrator

Peça a um designer gráfico ou a um estúdio de design gráfico que o faça por si.

Se não estiver confiante nas suas capacidades ou simplesmente não tiver tempo para investir na criação do infográfico, a sua melhor opção seria contratar um designer gráfico. É claro que esta seria a opção mais dispendiosa, mas se o seu objetivo é criar um infográfico altamente cativante, também está a tentar obter um ROI elevado.

Utilizar um modelo de infografia pré-fabricado.

Um modelo de infográfico pré-fabricado é uma óptima opção se estiver à procura de um design pronto para colocar o seu conteúdo. Esta opção é bastante mais económica do que contratar um designer gráfico, desde que encontre um modelo que comunique eficazmente o tipo do seu conteúdo.

Aqui estão 47 modelos de infográficos em Photoshop GRATUITOS que podem poupar-lhe tempo e esforço.

Utilizar elementos infográficos pré-fabricados.

Se tiver um pouco mais de tempo e competências na utilização de software de design, pode criar a sua própria infografia com a ajuda de elementos infográficos. Existem muitos elementos infográficos gratuitos disponíveis na Web e os pagos são normalmente bastante acessíveis.

Utilize um criador de infografias em linha.

Os criadores de infográficos online são muito convenientes para a maioria dos utilizadores, uma vez que, normalmente, não requerem competências profissionais em matéria de design. Independentemente do criador de infográficos que utilizar, terá uma biblioteca de elementos de design e uma galeria de modelos pré-fabricados à sua escolha para criar o seu design. Existem planos de subscrição gratuitos e pagos. Normalmente, os planos gratuitos incluem osobre a conceção final da infografia.

Canva

Piktochart

Infograma

Visme

Venngage

cavalete.ly

Leia mais sobre Ferramentas de criação de infográficos: As 5 principais ferramentas de criação de infográficos para experimentar agora (não são necessárias competências de design)

3.2 Esboço e wireframing

... para obter a primeira interpretação visual das suas ideias.

O esboço é a primeira etapa do processo de conceção: os rascunhos do seu futuro infográfico.

Se decidiu criar o seu próprio desenho, primeiro, exponha as suas ideias numa folha de papel até definir a forma mais eficaz de distribuir o seu conteúdo pelo corpo da infografia.

Então, com base nos esboços que fez, distribua o conteúdo pelo corpo da infografia nas dimensões exactas em que será Posicione as imagens, os textos, os gráficos e as tabelas, para ter uma estrutura clara do infográfico antes de começar a criar o design propriamente dito.

Eis alguns exemplos de wireframes de infográficos:

3.3 Escolha as cores e os tipos de letra.

...para tornar a infografia atractiva e legível.

Quando se trata de escolher as cores, é necessário ter em consideração dois factores: o significado das cores e a marca.

A psicologia das cores é um assunto complexo. Cores diferentes significam coisas diferentes e também transmitem emoções diferentes. Identifique as cores que irão apoiar a sua mensagem e apelar ao seu público-alvo.

Se o infográfico estiver especificamente relacionado com uma marca (e especialmente se o seu objetivo for o conhecimento da marca), apresente o design em cores coerentes com as cores da marca Aqui está um pouco de conhecimento sobre a psicologia das cores por Louise Myers:

Relativamente aos tipos de letra do infográfico, não tem de se limitar a utilizar apenas os tipos de letra padrão da Web. O infográfico é apresentado num formato de ficheiro de imagem, o que significa que pode experimentar tipos de letra únicos, desde que sejam legíveis. combinar 2-3 tipos de letra, por exemplo, escolher um tipo de letra com serifa para os títulos e sem serifa para os parágrafos Se quiser realçar uma parte da frase, coloque-a a negrito ou numa cor diferente.

3.4 Utilizar analogias e pistas visuais

Torne-o divertido e funcional ao mesmo tempo.

As metáforas e analogias ajudam a apimentar o infográfico, especialmente quando o assunto é aborrecido e/ou complexo. Utilize analogias com as quais o seu público se possa relacionar facilmente. Pense em formas únicas e divertidas de visualizar os seus dados. Eis um exemplo interessante - um infográfico que utiliza latas de refrigerante e fatias de pizza para representar dados e estatísticas.

As pistas visuais são importantes porque dizem ao espetador o que deve ler a seguir, especialmente se a ordem pela qual o utilizador deve seguir o seu conteúdo for difícil de compreender. Mesmo que o fluxo seja óbvio, as pistas visuais ajudam a obter um design organizado e lógico.

Utilizar linhas e setas. Guiam os olhos dos espectadores e tornam a infografia mais organizada.

Utilizar ABC ou numeração São muito fáceis de seguir, mesmo que o conteúdo esteja disperso por todo o design.

Independentemente da opção escolhida, certifique-se de que deixa espaço em branco suficiente para tornar o design digerível. Este é o espaço em branco deixado entre as imagens, os elementos de design e o texto, que torna o design organizado e fácil de compreender.

3.5 Termine com um apelo à ação

Porque, afinal, está a fazê-lo para obter conversões.

Como já esclarecemos, cada infográfico tem um objetivo. Este objetivo é melhor alcançado quando se coloca um botão de chamada para ação ou um link na parte inferior do infográfico. Quereria direcionar o tráfego que trouxe para o seu objetivo, por isso diga aos seus leitores o que quer que eles façam a seguir:

  • Deverão visitar o seu sítio Web?
  • Deverão descarregar um produto?
  • Deverão inscrever-se em alguma coisa?

Além disso, tenha em mente que o espaço em branco à volta dos elementos funciona como uma moldura. Quanto mais espaço em branco deixar à volta de um elemento, mais ele se destacará. Deixar espaço em branco suficiente à volta de diferentes secções do seu design irá separá-las visualmente e deixar espaço em branco suficiente à volta da sua chamada para ação irá focar os olhos do espetador diretamente nela.

Dicas práticas de design para a chamada à ação:

  • Deixe espaço em branco à volta - funciona como uma moldura.
  • Utilize tipos de letra maiores e a negrito.
  • Utilizar uma cor contrastante.
  • Centralize-o.

4. roubar o espetáculo

também conhecido como a fase de otimização

Qual seria o objetivo de investir todo este tempo e esforço na criação de uma infografia cativante se as pessoas não souberem que ela existe? As etapas finais desta viagem estão relacionadas com o facto de tornar a sua infografia detetável e acessível ao maior número possível de pessoas.

4.1 Revisão e citação de fontes

...para ser levado a sério.

Certifique-se de que o seu conteúdo não contém erros gramaticais e de pontuação. É uma boa ideia utilizar uma ferramenta de verificação gramatical para detetar os erros que não são tão óbvios.

Deixe o desenho repousar durante algumas horas ou, melhor ainda, durante um dia. Por vezes, é necessário um par de olhos frescos para identificar os pequenos pormenores que não estão bem.

Certifique-se de que atribui o devido crédito a todos os autores das informações que utilizou na infografia. A prática consiste em citar as fontes juntamente com as hiperligações. Em alternativa, pode citar as fontes na página em que publicou a infografia. Desta forma, os leitores podem facilmente seguir as hiperligações para obter mais informações.

Pode obter mais informações pormenorizadas no nosso artigo Verificação de provas do design do seu infográfico.

4.2 Torná-lo partilhável e fácil de descobrir.

... para alcançar o maior número possível de potenciais clientes.

Os infográficos podem ter um aspeto fantástico, mas não se esqueça de que são simplesmente imagens estáticas. Escolher um tipo de letra excelente para o seu infográfico irá certamente melhorar a legibilidade, mas, infelizmente, os motores de busca continuarão a considerá-lo uma imagem. Optimize a própria imagem do infográfico - adicionar etiquetas alt e descrição da imagem e publicar o conteúdo do infográfico como texto logo após a imagem para uma otimização ainda melhor.

No que diz respeito à partilha, uma versão completa de alta qualidade da infografia é óptima para partilhar em plataformas como o Pinterest e o Behance. Para outras plataformas de redes sociais que aplicam restrições de imagem (como o Facebook e o Twitter), preparar uma meta imagem para partilha .

Há uma série de sítios onde pode facilmente apresentar o seu infográfico e obter visualizações, tais como:

  • EnviarVisuais
  • ApenasInfográfico
  • InfographicBee
  • CoolInfographics
  • InfográficosComentários
  • InfographicJournal
  • NerdGraph
  • InfográficoPlaza
  • InfográficosDirectório
  • Visulático
  • ShitHotInfographics
  • Galeria
  • AllInfographics.org
  • ILoveCharts
  • Gráficos.net

Crie o seu infográfico como uma apresentação, para que possa carregá-lo no SlideShare. Procure inspiração em 35+ Modelos de PowerPoint de Infográficos Gratuitos para Potenciar as Suas Apresentações.

Aqui está a forma como criámos este artigo como uma apresentação SlideShare. Se quiser, pode espalhar a palavra.

Como fazer um infográfico envolvente: o guia completo de Mamã gráfica

Palavras finais

Aprender a criar um infográfico cativante é um processo que pode não ser bem sucedido à primeira. Basta seguir estes passos e chegará lá mais depressa.

Esperamos ter sido úteis com este guia. Se tiver algo a acrescentar ao assunto, aguardamos os seus comentários abaixo. Até à próxima!

Estes artigos podem interessar-lhe:

  • 12 Infográficos animados que vão envolver a sua mente do início ao fim
  • 30+ Modelos de infográficos de comparação gratuitos: incrível coleção gratuita
  • 16 modelos de design de infográficos vectoriais gratuitos: sobre diferentes temas em diferentes estilos

Quieva Gray é uma apaixonada designer de interiores e blogueira de estilo de vida que mora na cidade de Nova York. Com uma sólida experiência em design e um olhar atento aos detalhes, Quieva dedicou a sua carreira a ajudar indivíduos a criar espaços que reflitam o seu estilo e personalidade únicos. Seu amor por todas as coisas de design vai além de apenas interiores, pois ela também explora moda, arte e viagens em seu blog. Através de sua escrita cativante e conteúdo visualmente atraente, Quieva inspira seus leitores a adotar seu próprio estilo de design e criar espaços que realmente os façam sentir-se em casa. Seja fornecendo dicas e truques para decorar dentro do orçamento ou compartilhando suas últimas descobertas de design, o blog de Quieva é uma leitura obrigatória para quem busca inspiração e orientação no mundo do design.