6 Tendências para as salas de aula do futuro: o que vai mudar?

  • Compartilhar Isso
Quieva Gray

No século XXI, a tecnologia está a tomar conta das salas de aula do futuro em mais do que um sentido, o que não é surpreendente: quando falamos de uma geração de crianças orientadas para a tecnologia, todo o sistema educativo tem de evoluir e adaptar-se para ser eficiente.

As salas de aula baseadas na tecnologia do futuro já não são um conceito do futuro. As mudanças na forma de ensinar as crianças já estão a acontecer. Os alunos e os professores começaram a utilizar espaços na nuvem para armazenar trabalhos, publicar notas e tarefas. Estão a utilizar portais online para realizar testes online e ferramentas colaborativas para trabalhar em projectos de equipa. O que está prestes a acontecer nas salas de aulae os métodos de ensino? Vamos descobrir.

Organização flexível das aulas

A sala de aula do futuro tornar-se-á mais flexível, de modo a corresponder às necessidades individuais dos alunos e às necessidades das actividades da turma.

Espera-se que as escolas se tornem mais acolhedoras, para que os alunos se sintam mais confortáveis nos edifícios e nas salas de aula. Algumas das medidas previstas são tornar as escolas mais ecológicas, introduzir paredes móveis Estes são apenas os primeiros passos para apoiar um processo de aprendizagem mais eficaz.

Em termos de organização da sala de aula, as posições das carteiras deixarão de ser fixas, passando a ser adaptáveis às necessidades dos alunos e às actividades da aula. Haverá mais oportunidades para reorganizar as salas de aula de modo a conseguir uma melhor colaboração É muito provável que os alunos tenham mais liberdade para se sentarem, de modo a sentirem-se mais confortáveis na aula.

Fonte da imagem: Pixabay

Secretárias de pé também será introduzido nas salas de aula do futuro para responder às necessidades das crianças que têm dificuldade em concentrar-se quando estão sentadas. Estações de trabalho privadas e potes de estudo ajudará o aluno a concentrar-se enquanto trabalha em projectos individuais, e espaços de trabalho colaborativos Além disso, as janelas dos edifícios escolares podem ser substituídas por outras que reduzam o encandeamento dos ecrãs dos aparelhos, a fim de evitar lesões oculares.

Estas são apenas algumas das medidas planeadas para otimizar os edifícios escolares, tudo em prol de um processo de aprendizagem mais eficaz. Além disso, algumas escolas podem providenciar alojamento para os alunos que precisam de viajar.

As salas de aula do futuro são amigas da tecnologia

À medida que a tecnologia se envolve cada vez mais na educação, invadirá as salas de aula de tal forma que todo o processo de aprendizagem se tornará dependente dela.

Prevê-se que os quadros interactivos vão substituir os quadros tradicionais A tecnologia inovadora, também designada por quadro inteligente, permite que os professores utilizem imagens, vídeos, gráficos e outros materiais gráficos que enriquecem e simplificam todo o processo de ensino, aumentando assim o empenho dos alunos.

Se estiver interessado em smart boards, pode encontrar imagens para as suas ideias neste artigo: Free Clipart For Teachers: Top 12 Sources To Find What You Need.

Fonte da imagem: Pixabay

Os quadros interactivos são a solução perfeita para a interação e colaboração em grupo. Ao actuarem como um recurso partilhado, os quadros interactivos permitem que os alunos participem na atividade do quadro a partir dos seus próprios lugares e dispositivos. Naturalmente, as salas de aula do futuro estarão equipadas com portas de carregamento suficientes, para que os alunos possam carregar os seus dispositivos.Os quadros brancos incentivam a utilização de diferentes estilos de aprendizagem e têm ainda mais vantagens, como a gravação das aulas, para que os alunos possam ter acesso a elas mais tarde.

Tablets e livros electrónicos A conetividade à Internet sem esforço é um pré-requisito indispensável para uma educação baseada na tecnologia sem falhas. As salas de aula do futuro devem dispor de fortes ligações Wi-Fi, para que o processo de ensino possa ser eficiente. É claro que tudo isto não seria possível sem cibersegurança fiável e controlo do acesso .

Fonte da imagem: Pixabay

As tecnologias de simulação entram nas salas de aula do futuro

Tecnologias de realidade virtual e de realidade aumentada fazem inevitavelmente parte do futuro do web design e, muito em breve, entrarão também nas salas de aula.

Espera-se que a tecnologia de simulação ajude a criar vários estilos de aprendizagem. A aprendizagem aumentada e virtual melhorará todo o processo de aprendizagem, criando experiências que um livro baseado em texto simplesmente não pode proporcionar. As tecnologias de simulação permitem aos alunos visitar locais virtualmente, experimentar demonstrações tridimensionais e mais.

Fonte da imagem: Pixabay

As tecnologias de realidade virtual e de realidade aumentada podem ativar todos os sentidos através da utilização de imagens 3D, vídeo, som e interação. Desta forma, ajudam os alunos a aceitar a informação de forma muito mais eficaz do que os métodos tradicionais. Além disso, ajudam realmente os alunos a envolverem-se com o material.

A boa notícia é que os óculos de RV e RA não têm de ser feitos de materiais de alto custo. Os auscultadores com tecnologia de simulação podem ser em cartão de baixo custo para que possam ser acessíveis a mais escolas.

Fonte da imagem: Pixabay

Para obter informações interessantes sobre a forma como as crianças aprendem, consulte este artigo - Recursos visuais para crianças: melhorar a comunicação e a aprendizagem

Uma sala de aula em linha: do conceito à realidade

Embora as tecnologias de RV e RA ainda não se tenham massificado nas salas de aula, o conceito de uma sala de aula em linha começou a tornar-se mais claro e exequível para cada vez mais escolas.

Os professores e educadores começaram a tirar o máximo partido da Internet e de todas as vantagens que lhe estão associadas, quer se trate de trabalhos e avaliações em linha, do armazenamento dos trabalhos dos alunos na nuvem, do trabalho colaborativo em linha e de outras actividades em linha que facilitam o processo de aprendizagem.

Software de acesso remoto, tecnologias de partilha de ecrã, bem como ferramentas, aplicações e plataformas em linha Numa sala de aula virtual, os alunos podem participar em actividades de grupo independentemente da sua localização. Além disso, este ambiente digital facilita a comunicação entre alunos, professores e pais.

Fonte da imagem: Pixabay

As salas de aula em linha são uma lufada de ar fresco tanto para os alunos como para os professores. Por um lado, as salas de aula em linha são consideradas mais estimulantes e divertidas pelos alunos, o que aumenta o seu empenho. Por outro lado, o ambiente de ensino em linha proporciona aos professores abordagens pedagógicas criativas e ferramentas de avaliação que poupam tempo e esforço.

O o software de avaliação em linha tornar-se-á cada vez mais avançado O software de avaliação inovador, que está prestes a entrar nas salas de aula do futuro, será capaz de efetuar uma verificação completa do trabalho escrito dos alunos em termos do vocabulário utilizado e da pertinência do tema Além disso, quando se trata de programas de testes online, um software inovador poderá identificar as áreas fracas de cada aluno. Desta forma, os professores poderão criar uma abordagem individual mais eficaz para cada aluno e realizar tarefas e avaliações individualizadas.

Quer ver o As melhores plataformas de aprendizagem em linha em 2022 ?

Jogos e aplicações ativamente envolvidos na educação

O conceito de introdução e utilização de jogos de vídeo para fins educativos Acredita-se que a utilização de jogos de vídeo para ensinar as crianças irá ajudá-las a envolverem-se melhor com a matéria. Já existem vários programadores a criar jogos para as salas de aula no domínio da matemática, das ciências, das artes da língua inglesa e muito mais. A ideia é tornar os alunos mais confortáveis e inclinados a aprender geometria, álgebra e outras matérias. Os jogos que sãojá disponíveis para utilização, proporcionam experiências práticas e uma forma divertida de adquirir novos conhecimentos.

Fonte da imagem: Pixabay

Para além dos jogos de vídeo, há cada vez mais aplicações relacionadas com a educação que ajudam os professores a serem flexíveis e inovadores nos seus métodos de ensino. A ideia subjacente utilizar aplicações para a educação À medida que a tecnologia entrar nas salas de aula do futuro, a necessidade de utilizar aplicações para fins pedagógicos também aumentará. As aplicações para a educação já estão a ser ativamente desenvolvidas e serão utilizadas em todos os domínios da ciência. As aplicações relacionadas com a educação não se destinam apenas às salas de aula em linha e aos dispositivos móveis dos alunos, mas também às tecnologias de aprendizagem aumentada e virtual.

Revolução da aprendizagem: estilos, oportunidades, tecnologia

Falando de abordagens de ensino individualizadas, podemos dizer que está a chegar uma revolução na aprendizagem. À medida que o mundo evolui, os métodos de ensino também precisam de evoluir. As novas gerações precisam de novos métodos de ensino, o que significa que o método de tamanho único para todos em breve se tornará uma coisa do passado.

A educação da nova geração será marcada por estilos de aprendizagem múltiplos, oportunidades de aprendizagem flexíveis e tecnologia de aprendizagem adaptativa As salas de aula do futuro necessitarão de professores do futuro que estejam preparados para se adaptarem aos novos métodos de aprendizagem flexíveis.

Fonte da imagem: Pixabay

À medida que os professores vão adquirindo novos métodos inovadores de ensino, os alunos vão ganhando novas opções flexíveis de aprendizagem. Não só serão introduzidos novos métodos alternativos de ensino na sala de aula, como também estilos de ensino individualizados de acordo com cada aluno.

Agora, mais do que nunca, os estudantes têm a oportunidade de adquirir conhecimentos e desenvolver as suas competências, por exemplo, inscrevendo-se em cursos em linha gratuitos numa determinada área de interesse. No futuro, espera-se que o sistema educativo passará a centrar-se nos pontos fortes, interesses e objectivos específicos de cada aluno As escolas incentivarão os seus alunos a seguir percursos educativos individuais, estabelecendo relações com outras instituições de ensino, proporcionando horários flexíveis e um ambiente de aprendizagem específico para os seus alunos.

Para terminar,

As salas de aula do futuro abrirão portas a um ensino mais flexível e a uma educação mais eficaz. Todas as tendências na educação falam de uma melhor adaptação às necessidades dos alunos, bem como de uma melhor aprendizagem e de mais oportunidades para a geração jovem.

Na verdade, as salas de aula do futuro podem começar a acontecer aqui e agora. Peça aos seus alunos ideias sobre como melhorar o processo de aprendizagem. Poderá ficar surpreendido com a sua criatividade e engenhosidade.

Gostaríamos de ver a sua opinião nos comentários abaixo.

Ver GraphicMama's

Modelos de apresentações educativas gratuitas para aulas online

20 modelos de apresentação educativa gratuitos em 2 esquemas de cores, compatíveis com PowerPoint e Google Slides. Perfeitos para aulas online e apresentações em casa.

Quieva Gray é uma apaixonada designer de interiores e blogueira de estilo de vida que mora na cidade de Nova York. Com uma sólida experiência em design e um olhar atento aos detalhes, Quieva dedicou a sua carreira a ajudar indivíduos a criar espaços que reflitam o seu estilo e personalidade únicos. Seu amor por todas as coisas de design vai além de apenas interiores, pois ela também explora moda, arte e viagens em seu blog. Através de sua escrita cativante e conteúdo visualmente atraente, Quieva inspira seus leitores a adotar seu próprio estilo de design e criar espaços que realmente os façam sentir-se em casa. Seja fornecendo dicas e truques para decorar dentro do orçamento ou compartilhando suas últimas descobertas de design, o blog de Quieva é uma leitura obrigatória para quem busca inspiração e orientação no mundo do design.