O que é um Infográfico

  • Compartilhar Isso
Quieva Gray

No artigo de hoje, vamos rever tudo o que precisa de saber sobre o que é um infográfico. Vamos analisar a anatomia dos infográficos, os seus elementos e o que torna um infográfico excelente. É claro que também vamos incluir muitos exemplos e dicas úteis que o vão inspirar a criar os seus próprios infográficos cativantes. Abaixo está a visão geral que inclui os principais tópicos do artigo, por isso não hesite em acelerarviajar para secções específicas de interesse se estiver à procura de algo em particular.

Resumo do artigo:

1. Definição de infográficos

2. O que faz com que um infográfico seja excelente?

2.1 Público

2.2 Título

2.3 Simplicidade

2.4 Narração de histórias

3. Tipos de infografias

3.1 Infografias visuais

3.2 Infografias da cronologia

3.3 Currículos visuais

3.4 Listar infografias

3.5 Infografias de comparação

3.6 Infografias de estatísticas

3.7 Infografias de processos

3.8 Infografias de mapas

4. Os elementos visuais dos infográficos

4.1 Cores

4.2 Tipos de letra

4.3 Ícones

5. Dicas sobre como criar um infográfico cativante

5.1 Ferramentas

5.2 Inspiração

5.3 Tópico

5.4 Outros conselhos

1. o que é um infográfico?

O próprio nome "infografia" é a abreviatura de gráficos de informação e define a representação visual de dados que é fácil de analisar e compreender à primeira vista. É uma ferramenta poderosa para as empresas e instituições de ensino apresentarem conceitos e dados de uma forma mais apelativa e envolvente.

Há algumas coisas que definem o que é uma infografia em mais pormenor, por isso vamos enumerá-las aqui:

  • Os infográficos simplificam os dados pesados, fornecendo uma visão de alto nível.
  • Combinam imagens, texto, diagramas, gráficos e até vídeos.
  • Utiliza o mínimo de texto em favor do visual.
  • É uma ferramenta eficaz para apresentar e explicar dados complexos de forma rápida e abrangente.
  • Os infográficos são uma óptima ferramenta para a educação e a sensibilização.
  • São concebidos para atingir um público mais vasto.

2. o que torna um infográfico excelente?

Depois de percebermos o que é um infográfico, vamos ver o que torna um infográfico interessante. Organizar os seus dados de uma forma visual simples pode revelar-se bastante desafiante. Tal como na escrita de conteúdos, continua a ser necessário concentrar-se em títulos apelativos, legibilidade, palavras e imagens adequadas e, mais importante, para quem está a fazer o infográfico.

2.1 Público

Dependendo da idade, do género e da cultura do espetador ideal, já tem a abordagem certa sobre o tom a adotar, as cores a utilizar e o tipo de imagens a incluir.

O mais importante é criar infografias que sejam orientadas para as necessidades do seu público.

Por exemplo, a infografia abaixo foi especificamente concebida para crianças. É totalmente visual, com uma ilustração colorida bem trabalhada com personagens divertidas que revelam instantaneamente o conceito principal: que animais vivem no subsolo. É uma óptima forma de educar crianças pequenas.

Quem é que vive no subsolo? por Polina Ugarova

No que diz respeito à educação, os infográficos têm um lugar específico nos manuais escolares, nas enciclopédias e nos cartazes das salas de aula. O exemplo seguinte destina-se a crianças mais velhas e a estudantes e organiza grandes acontecimentos históricos numa infografia de lista simples.

apenas algumas tarefas... por Bui Dieu Linh

No exemplo seguinte, vemos uma visualização simples e abrangente dos resultados de um inquérito que se repercute na maioria dos trabalhadores de escritório.

Infografia / The Daily Grind por Holly Herman

2.2 Título

Os infográficos de qualidade começam com um título que define o tópico e a mensagem principal. De facto, um título poderoso pode determinar o sucesso do seu gráfico. Quando as pessoas processam informação, começam sempre pelo título e, uma vez atraídas pelo tópico, sentem-se curiosas para saber mais.

Exatamente o caso desta visualização das 8 coisas que podem facilitar o seu trabalho no escritório em casa. O título é cativante e explica imediatamente o tópico: Como continuar a trabalhar a partir de casa, passo a passo. Coloca a questão em primeiro lugar "manter" e afirma imediatamente ter uma solução, o que obriga o público a continuar a ler.

Como continuar a trabalhar a partir de casa - Infográfico de Juliana Bandeira

No exemplo seguinte, há dois títulos: "Missões a Marte" dá o tópico e é seguido pelo mais forte "Quantos objectos feitos pelo homem foram enviados para o Planeta Vermelho e quantos chegaram realmente?" Isto chama imediatamente a atenção para o gráfico que revela muito poucos pontos no planeta Marte.

Missões a Marte por Paul Button

2.3 Simplicidade

Por vezes, é realmente necessário explicar um conceito muito complexo através de uma infografia. No entanto, obrigar o público a esforçar-se para compreender a sua apresentação anulará todo o objetivo da criação da infografia. Se mantiver demasiados elementos e tornar o seu design muito sobrecarregado, isso irá distrair o espetador do ponto principal. Considere tornar a sua apresentação infográfica mais longa seé necessário incluir mais dados, mas certifique-se de que utiliza secções mais simples.

Sugestão: Utilize muito espaço em branco. Deixe as secções e as áreas importantes respirarem. Uma infografia muito preenchida pode ser muito cansativa e difícil de ler.

No exemplo, o gráfico visualiza o percurso da pandemia, incluindo infecções e sintomas, e a forma como estes mudam ao longo do tempo. Trata-se de um tema complicado, com muitos dados e estatísticas que levarão algum tempo a analisar e a ler. No entanto, a infografia global simplificou o conceito em diferentes secções com cores de alto contraste e acentos para facilitar a leitura e a compreensão, mesmo aà primeira vista.

Caminho para a Pandemia / BBC Science Focus por James Round

Para ir um pouco mais longe, vejamos uma infografia que é praticamente impossível de simplificar. No entanto, o designer conseguiu estruturar os dados complexos de uma forma abrangente. O gráfico mostra os marcos históricos da exploração espacial. Além disso, também inclui futuras missões espaciais e fenómenos astronómicos futuros no nosso sistema solar e à sua volta. Éextraordinário para visualizar páginas e páginas dignas de dados ricos num único gráfico.

Calendário 2020 do Bureau Oberhaeuser

2.4 Narração de histórias

De certa forma, uma infografia conta uma história. Por conseguinte, uma boa infografia contará uma boa história e fá-lo-á de forma clara e precisa. Uma vez que esta é a sua história, tem controlo total sobre a forma como flui e as ferramentas que utiliza. Pode criar fluxos com espaço em branco, hierarquia de texto, contraste de cores e gráficos.

A seguir, o ACNUR conta a história de cinco anos de vida e de conflitos no Sudão. A infografia mostra os números por detrás de uma das maiores crises humanitárias do mundo.

Sudão do Sul - ACNUR por Bianco Tangerine

Outra forma de contar uma história é revelar dados, passos ou dicas importantes. O exemplo seguinte, dedicado a iniciar um podcast de sucesso, conta a história do estado do podcasting, o que é necessário para iniciar o seu próprio podcasting e que tecnologia irá utilizar.

Desenho de infografia relacionada com podcast por Lesia Artymovych

3. tipos de infografias

Os infográficos podem ser muito diversos, mas há algumas categorias principais em que podem ser incluídos. Há um tipo que mencionaremos fora dessa lista, que é o infográfico informativo. O que o torna diferente é o facto de se centrar no texto e apenas o realçar com elementos visuais e cores. Os infográficos informativos demoram mais tempo a ler e a compreender, pelo que não são inteiramente visuaisrepresentação de dados.

Exemplo de infografia informativa (Terapias Holísticas de Bárbara Americano)

3.1 Infografias visuais

Pelo contrário, os infográficos visuais eliminam os elementos textuais em favor dos visuais, deixando que as imagens contem a história e são ideais para apresentações, relatórios e fins educativos.

Exemplo de infografia visual (Florida Wildlife Infographics by Yuliya Shumilina)

3.2 Infografias da cronologia

Esta é uma excelente forma de representar dados por ordem cronológica, de seguir uma tendência ao longo de um período de tempo ou de mostrar a evolução de um conceito. São muito agradáveis e fáceis de ler e têm grande utilidade para cartazes, manuais escolares e apresentações.

Exemplo de infografia de linha cronológica (Máquina de escrever por Trey Thompson)

3.3 Currículos visuais

Este tipo de infográfico tem um objetivo específico de criar instantaneamente uma excelente primeira impressão através de um currículo impressionante. Os CV infográficos são ideais para ilustradores, designers, profissionais de marketing e programadores. No entanto, isto não se limita apenas às indústrias criativas. É necessário criar um CV memorável quando se candidata a um emprego, independentemente da área. Por isso, porque não aproveitar e impressionar os seusfuturo empregador com um currículo fácil de analisar e compreender que se destacará da pilha de currículos tradicionais.

Exemplo de CV infográfico (Currículo de Pinda por Penellopy L. Sousa)

3.4 Listar infografias

Os infográficos baseados em listas são normalmente utilizados para classificar dados pesados e ordená-los numa lista. Estas apresentações são uma óptima opção quando é necessário enumerar uma série de passos para ganhar um argumento ou apresentar reivindicações.

Exemplo de infográficos com base em listas (Lista de produtos da Amazon por Lutfun Haque)

3.5 Infografias de comparação

Este tipo, tal como o nome indica, é um formato em que se podem contrapor dois conceitos, sendo ideal para comparar ideias, apontar as suas diferenças ou mesmo provar a superioridade de uma dessas ideias.

Exemplo de infográficos de comparação (Illustrator Vs Photoshop por M.A.Kather)

3.6 Infografias de estatísticas

Este formato é amplamente conhecido como a sua própria categoria: visualização de dados. Serve para ilustrar dados muito complexos e pesados através de gráficos, quadros, imagens e esquemas, de modo a torná-los visuais e abrangentes.

Exemplo de infografia estatística (Poluição por resíduos de plástico, por Jamie Kettle)

3.7 Infografias de processos

Este formato é ideal para mostrar o fluxo de um processo, por mais complexo que seja. Os infográficos de processos explicam como certos conceitos funcionam passo a passo.

Infografias de processos (Como fazer: Cocktails de Natal)

3.8 Infografias de mapas

O objetivo da infografia de mapas é mostrar informações com base na localização. Os tópicos são normalmente estatísticas que incorporam áreas. Podem mostrar o desenvolvimento de um conceito em determinados países, cidades ou locais específicos.

Exemplo de infográficos de mapas (Mapa do pequeno-almoço em Berlim, por Elena Resko)

4. os elementos visuais dos infográficos

Embora existam muitos formatos de infografias, as cores, os tipos de letra e os ícones são normalmente o que todos têm em comum. De facto, estes elementos são a chave para fazer uma representação visual de alta qualidade do seu conceito e transmitir a sua mensagem da melhor forma possível.

4.1 Cores

Tal como em tudo o que se relaciona com o design, as cores são o elemento mais importante que pode fazer a diferença no seu infográfico. As cores certas podem criar contraste, atmosfera e emoções, e influenciar os seus espectadores para que fiquem hipnotizados pelo seu trabalho e desejem ficar e examiná-lo em pormenor.

As cores são também símbolos poderosos e têm fortes associações com conceitos. Esses conceitos podem ser forças (azul para a água, verde para a terra), poderes políticos (vermelho para os republicanos, azul para os democratas, verde para os partidos verdes), cores de marcas ou qualquer outra coisa que tenha uma cor pré-fixada. Com isto em mente, não seria sensato mudar ou trocar essas cores e causar confusão.

Em termos de criação de contraste e de saber como combinar cores na perfeição, pode consultar o nosso guia de teoria da cor para não-designers.

Cores equilibradas em infografias (Dispositivo IoT e lâmpada; Computação em nuvem por Anjum Alam)

Aspectos importantes a ter em conta ao escolher as cores para os seus infográficos:

  • Destaques: Utilize cores de elevado contraste para realçar ou ocultar dados com base na sua importância.
  • Contraste: Ao comparar dois conceitos, pode criar contraste escolhendo cores complementares.
  • Coerência: Seja coerente com as cores do princípio ao fim e mantenha-se fiel a uma única paleta.
  • Significado: Considere as associações de cores e o simbolismo.
  • Paleta simples: Evite utilizar mais de 5 cores numa infografia. Se precisar de mais diversidade, pode utilizar diferentes matizes ou tons de uma cor.

4.2 Tipos de letra

Para além de saber como combinar cores, também é importante saber como combinar tipos de letra, o que significa ter em conta as melhores práticas, que tipos de letra são legíveis, como criar ênfase através da hierarquia do texto e muito mais.

O que fazer e o que não fazer no design - Infográficos da Digital Herd Agency

Aspectos importantes a ter em conta na escolha de tipos de letra para os seus infográficos:

  • Legibilidade: Escolha tipos de letra que sejam fáceis de ler, mesmo em parágrafos grandes e em tamanhos mais pequenos. Evite tipos de letra de ecrã e opte por tipos de letra simples e minimalistas.
  • Não mais do que dois tipos de letra: Se utilizar muitas fontes e tipos de letra diferentes, isso pode arruinar a harmonia da sua infografia e agravar a sua legibilidade.
  • As mesmas combinações de tipos de letra: Pode combinar tipos de letra do mesmo tipo de letra, mas evite combinar tipos de letra de famílias diferentes com características semelhantes.
  • Serif e Sans Serif: Esta é a combinação clássica que funciona melhor com serifas para os títulos e textos de hierarquia mais elevada e sem serifas para o corpo do texto.
  • Hierarquia de texto: Especialmente quando utiliza a mesma família de tipos de letra para toda a infografia, pode criar uma hierarquia com base no tamanho e no peso da letra.
  • Humor: Pense nos tipos de letra que parecem elegantes, românticos, dramáticos ou profissionais e utilize-os em seu benefício para o ajudar a comunicar o tom e o ambiente exactos que pretende.

Entretanto, também pode consultar a nossa coleção de 20 tipos de letra gratuitos, escolhidos a dedo, que pode adicionar à sua biblioteca de tipos de letra.

4.3 Ícones

A maioria das infografias utiliza ícones para organizar a informação em secções e áreas específicas ou apenas para indicar conceitos. De facto, um único ícone pode facilmente explicar um parágrafo inteiro de texto.

Infografia de Aimi Humayra Ahmad Suhaime

Aspectos importantes a ter em conta ao escolher ícones para os seus infográficos:

  • Substituição: Durante o processo de conceção da infografia, veja se pode substituir os títulos dos itens ou das secções por ícones. Se quiser indicar diferentes actividades durante um dia de trabalho no escritório, dê um título a cada uma delas com um ícone.
  • Ícones das redes sociais: Toda a gente sabe como são os ícones do Facebook, do Instagram ou do Twitter, pelo que é seguro utilizá-los em vez de escrever o nome de cada plataforma. Isto também se aplica a marcas populares.
  • Clareza: É muito subjetivo apontar quais os ícones que estão bem desenhados e quais os que não estão, mas opte sempre por ícones que visualizem de forma clara e inequívoca o conceito que pretende. Normalmente, os ícones universais mais simples são muito mais legíveis e claros do que os mais detalhados.
  • A condizer: Tal como as cores e os tipos de letra, os ícones também têm de ser consistentes. Escolha ícones do mesmo conjunto com base no mesmo estilo, cores e nível de simplicidade.

Há muitas fontes que oferecem pacotes de ícones gratuitos para o ajudar com os seus infográficos. Pode consultar as nossas escolhas para os melhores pacotes de ícones gratuitos que pode descarregar e utilizar de imediato.

5. dicas sobre como criar um infográfico envolvente

Se está a ler este artigo, é provável que queira fazer o seu próprio infográfico para a sua próxima apresentação. É claro que fazer um infográfico eficaz que envolva e gere resultados requer tempo e prática. No entanto, existem algumas dicas que podem definitivamente ajudá-lo a ir na direção certa. Por isso, vamos ver o que temos.

5.1 Ferramentas

A primeira coisa a fazer é decidir quais as ferramentas a utilizar. Caso não tenha uma equipa de design interna ou não seja um designer, deve procurar software dedicado.

Entretanto, se já utiliza software como o Adobe Illustrator, veja aqui como criar um infográfico simples em menos de 5 minutos. Se utiliza o Google Slides, Powerpoint, Photoshop e outros softwares populares para o seu design, também pode tirar partido desta seleção de modelos de infográficos que pode personalizar para se adequarem ao seu projeto.

cavalete.ly

Uma ferramenta fácil de utilizar que oferece uma biblioteca de modelos rica, com a opção de pesquisar por categoria. É fornecida com uma conta Gratuita e Pro.

Criativamente

O Creately vem pré-embalado com suporte principal para mais de 50 tipos de diagramas, 1000 bibliotecas de formas desenhadas profissionalmente e modelos. Oferece planos gratuitos, pessoais, de equipa e empresariais.

Infograma

Uma ferramenta perfeita para visualizar números e dados que também oferece conectores SQL, análise de dados e análise de envolvimento. Tem planos gratuitos e pagos.

Piktochart

Pode criar uma infografia a partir do zero ou optar por trabalhar com um modelo. A ferramenta oferece tutoriais passo a passo e inclui opções gratuitas e pagas.

Visme

Uma ferramenta de design versátil desenvolvida especificamente para os profissionais de marketing criarem apresentações e infografias. Também permite criar infografias interactivas e popups.

Mordível

Esta ferramenta é um criador de vídeo que o ajudará a criar vídeos infográficos poderosos. Oferece modelos de vídeo infográfico para trabalhar e também tem planos gratuitos e pagos.

5.2 Inspiração

Quer utilize um software de infografia ou não, será sempre vantajoso procurar inspiração em infografias existentes bem elaboradas. Mesmo que não tenha um conceito específico em mente, os exemplos existentes ajudá-lo-ão a construir uma ideia.

Pode consultar a nossa coleção escolhida a dedo de exemplos de infográficos interessantes que criámos especificamente para servir de inspiração. Além disso, também apresentámos uma galeria de 12 infográficos de vídeo animados.

Existem também sítios Web como o Cool Infographics e o Daily Infographics.

5.3 Tópico

Os infográficos mais bem sucedidos são os mais úteis. Quando selecionar um tópico, seja o mais específico possível e tente oferecer algo que o seu público dificilmente encontrará em qualquer outro lugar. Embora o seu conceito possa centrar-se num tópico popular, tente reduzi-lo ou algo de nicho.

Por exemplo, se quiser fazer infografias sobre combinações de cores. Claro que há muitas por aí. No entanto, quantas infografias de combinações de cores se centram em paletes de temas de casamento específicos. Estas seriam incrivelmente úteis para designers ou pessoas que têm um casamento vitoriano, gótico ou com tema havaiano e ainda não seleccionaram as suas cores. Ou se quiser educar as crianças comfactos divertidos, porque não fazer uma infografia sobre frutas, legumes e frutos secos que não são realmente frutas, legumes ou frutos secos.

5.4 Outros conselhos

Com as ferramentas, a inspiração e o tópico fora do caminho, vamos aprofundar com dicas e conselhos mais específicos.

A Biodiversidade

1. título apelativo

A melhor forma de complementar o seu tópico é apresentá-lo num título cativante e poderoso. O título deve dar uma ideia clara e instantânea do assunto do infográfico e ganhar a curiosidade dos seus espectadores. "Como escrever um ensaio universitário eficaz" e "Como fazer com que a sua motosserra corte rapidamente" são suficientemente descritivos e não só definem o tópico exato, como também oferecem uma solução.

2) Texto mínimo

Se puder apresentá-lo em imagens, escolha sempre essa opção. Se um gráfico tiver muito texto, isso significa que as imagens não equilibram suficientemente o infográfico. O texto deve complementar as imagens e reforçá-las. Afinal, é possível que um infográfico não tenha texto, mas não o contrário.

3. legibilidade

Em muitos casos, o infográfico será reduzido, o que pode fazer com que os ícones, as imagens e o texto percam a legibilidade. Quando criar infográficos, verifique a legibilidade dos mesmos em tamanhos mais pequenos.

4. comprimento

Por vezes, é necessário incluir muitos factos, passos e dados. No entanto, em muitos casos, uma infografia muito longa é um obstáculo para o espetador. Idealmente, 8 000 píxeis de comprimento são mais do que suficientes para um grande gráfico informativo e detalhado.

5. fluxo

O fluxo visual cognitivo intuitivo é tudo. Conduz o olhar do espetador através da história, do princípio ao fim, de uma fase para outra. Se o título apelativo e os visuais bonitos chamam a atenção do espetador, o fluxo é o que a vai manter.

6. um tópico

Se fizer uma infografia sobre golfinhos que não seja especificamente sobre a sua comparação com outros mamíferos, não precisa de incluir essas comparações.

7. fontes

Um infográfico apresenta dados e factos, por isso, certifique-se de que utiliza e cita fontes fidedignas. Existem muitas fontes questionáveis, por isso, caso não esteja a apresentar a sua própria investigação e dados, a verificação e a dupla verificação serão essenciais para a fiabilidade do seu infográfico. Cite as suas fontes com ligações relevantes.

8. com marca

Se criar infografias com investigação original e dados relevantes para a sua marca, certifique-se de que utiliza o logótipo, as cores e outros elementos da sua marca, o que lhe dará visibilidade a si e à sua marca.

9) Promoção

A elaboração do infográfico é apenas metade do trabalho. No entanto, para que se torne viral, é necessário promovê-lo, contactando fontes influentes e pedindo para ser destacado. Inclua sempre plug-ins de partilha nas redes sociais e peça aos seus espectadores que partilhem o seu infográfico.

Infografia de The Design Surgery

Palavras finais

Em conclusão, se forem bem concebidos, os infográficos são uma ferramenta poderosa de comunicação e apresentação. Apresentam dados de uma forma condensada e altamente visual, razão pela qual se tornaram o visual padrão em conteúdos de todas as áreas desde o boom dos infográficos em 2012. A verdade é que criar um infográfico não é assim tão difícil, mas existem algumas boas práticas e conhecimentos que deve manterEsperamos ter esclarecido o assunto e ajudado a compreender a anatomia dos infográficos. Afinal, saber como algo funciona e porquê é a chave para a criação. É tudo para a análise de hoje sobre o que é um infográfico.

Entretanto, mesmo antes de começar a elaborar os infográficos para a sua próxima apresentação, pode fazer uma última paragem nos nossos exemplos de infográficos envolventes escolhidos a dedo e obter a inspiração e as ideias de que necessita:

  • Os melhores modelos de infográficos gratuitos em 2022 para todos os softwares
  • 30+ Modelos de infográficos de comparação gratuitos: incrível coleção gratuita
  • As principais tendências de design de infográficos

Quieva Gray é uma apaixonada designer de interiores e blogueira de estilo de vida que mora na cidade de Nova York. Com uma sólida experiência em design e um olhar atento aos detalhes, Quieva dedicou a sua carreira a ajudar indivíduos a criar espaços que reflitam o seu estilo e personalidade únicos. Seu amor por todas as coisas de design vai além de apenas interiores, pois ela também explora moda, arte e viagens em seu blog. Através de sua escrita cativante e conteúdo visualmente atraente, Quieva inspira seus leitores a adotar seu próprio estilo de design e criar espaços que realmente os façam sentir-se em casa. Seja fornecendo dicas e truques para decorar dentro do orçamento ou compartilhando suas últimas descobertas de design, o blog de Quieva é uma leitura obrigatória para quem busca inspiração e orientação no mundo do design.