7 mitos estranhos sobre a utilização de desenhos animados em apresentações

  • Compartilhar Isso
Quieva Gray

A utilização de desenhos animados nas apresentações é uma prática muito comum dos apresentadores, o que significa que este tipo de arte deve ser eficaz na apresentação de informações e na comunicação de ideias a uma audiência, e também significa que ouvirá todo o tipo de afirmações sobre o assunto, sejam elas verdadeiras ou falsas.

Hoje, analisámos 7 mitos populares relacionados com a utilização de desenhos animados em apresentações e explicámos por que razão essas afirmações são total ou parcialmente falsas. Vamos começar!

Mito #1:

Os desenhos animados nas apresentações são desenhos cómicos com frases espirituosas.

Se a única imagem que lhe vem à cabeça é a de um desenho a preto e branco, ao estilo da banda desenhada, com uma piada inteligente (ou não tão inteligente), casualmente atirada entre dois diapositivos, está certo... e errado.

Na realidade, os desenhos animados nas apresentações são de vários tipos, não necessariamente cómicos, nem necessariamente com uma legenda.

Além disso, cada tipo de banda desenhada nas apresentações tem um objetivo diferente. Embora algumas bandas desenhadas possam, de facto, parecer conceitos ilustrados de forma humorística com algumas linhas de texto, isto não se aplica a todas. Reconhecer os diferentes tipos de banda desenhada e saber como utilizá-los na sua apresentação é um pré-requisito para o seu sucesso como apresentador.desenhos animados utilizados em apresentações:

  • Ícones e elementos de design

Agora pode ser o momento em que se apercebeu que tem estado a utilizar desenhos animados durante todo este tempo! Todos os elementos de design que requerem desenho podem ser classificados como ilustrações. E todas as ilustrações podem ser desenhadas num estilo de desenho animado. Aqui está um exemplo de tais ícones e elementos feitos num estilo de desenho animado.

Ícones em estilo cartoon. Fonte: Vetor Business Collection Outline 101

  • Personagens de desenhos animados

Provavelmente o tipo de desenho animado mais popular nas apresentações. As personagens de desenhos animados são utilizadas para uma variedade de objectivos. Os papéis mais comuns que assumem são: protagonistas de histórias para fazer com que os espectadores se identifiquem, e narradores de histórias para prender a atenção do espetador e conduzir os seus olhos.

Agora, para aqueles que ainda têm dúvidas se um personagem de desenho animado pode combinar com a sua apresentação, os estilos em que os personagens de desenho animado podem ser ilustrados são infinitos. Eles podem ser facilmente adaptados ao seu estilo de apresentação. Há 3D, 2D, preto e branco, contorno, realista, etc. Sem mencionar que quase qualquer objeto pode ser transformado em um personagem de desenho animado. Veja alguns exemplosde diferentes estilos de personagens de desenhos animados.

Fonte: Personagem de desenho animado de uma lâmpada

Fonte: Personagem de banda desenhada de um empresário casual

Fonte: Personagem de banda desenhada de homem de negócios

  • Ilustrações conceptuais

Transmitir um conceito é uma tarefa muito comum que se coloca perante cada apresentador. É aqui que as ilustrações de desenhos animados conceptuais são muito úteis. Os desenhos animados podem ajudá-lo a representar e a transmitir eficazmente quase todos os tipos de conceitos. Aqui estão alguns exemplos. Mais uma vez, estes desenhos animados podem ser facilmente adaptados ao estilo da sua apresentação.

Conceito de trabalho em equipa Fonte: Ilustrações vectoriais Stickman

Conceito de atrair dinheiro Fonte: Ilustrações vectoriais Stickman

  • Trocadilhos com desenhos animados

E, finalmente, chegamos à perceção popular dos desenhos animados nas apresentações - os trocadilhos dos desenhos animados. Na verdade, os trocadilhos dos desenhos animados e as ilustrações cómicas não são utilizados com tanta frequência nas apresentações, em comparação com outros tipos de desenhos animados.

Autor: Nabhan Al Abdullatif

Autor: Nabhan Al Abdullatif

Os trocadilhos com desenhos animados funcionam como uma pausa, especialmente durante uma apresentação aborrecida com muitos dados ou um tema complexo. Os trocadilhos com desenhos animados criam pausas mentais e conseguem chamar a atenção do público para o ecrã e para o tema.

Mito #2:

Os desenhos animados nas apresentações distraem o espetador do tema.

É verdade. Os desenhos animados que não têm qualquer relação com o tema da sua apresentação serão certamente uma distração para o seu público. A verdadeira questão aqui é: Para começar, por que razão colocaria essas caricaturas na sua apresentação?

Na realidade, os desenhos animados ajudam a chamar mais a atenção para o tema quando são utilizados corretamente.

Todos os elementos visuais das suas apresentações, sejam fotografias, gráficos, ícones E desenhos animados, devem ter um único objetivo: reforçar a sua mensagem. Os desenhos animados mal escolhidos, que não têm nada a ver com o tema da sua apresentação, distraem o espetador do essencial. Falam também de ignorância e de falta de experiência. E, definitivamente, não devem estar presentes na sua apresentação.

Para evitar ser mais uma razão para que as pessoas continuem a acreditar no mito acima referido, certifique-se de que os desenhos animados são incluídos na sua apresentação:

Fonte: Vetor Business Collection Outline 101

  • estão claramente relacionados com o seu tema,
  • tornar o seu ponto de vista mais forte,
  • tornar a sua ideia mais fácil de compreender,
  • envolver o espetador e provocar o pensamento na direção certa,
  • evocar as emoções certas.

Mito #3:

O papel do cartoon nas apresentações é fazer rir o público.

Um equívoco frequente sobre a utilização de desenhos animados em apresentações é que a sua única função é fazer a audiência rir. De facto, o riso é muito importante e ajuda a quebrar o gelo. Por um lado, o apresentador fica descontraído e, por isso, mais eficaz na apresentação da sua mensagem principal. Por outro lado, a audiência fica bem-disposta e mais inclinada a receber a mensagem.

Na realidade , Os desenhos animados podem ser bastante divertidos e definitivamente úteis para conseguir este efeito. Mas este não é o seu único papel.

Os desenhos animados têm como objetivo tornar a sua apresentação e a sua mensagem mais fáceis de compreender, e conseguem-no de diferentes formas. O riso é apenas uma delas.

Fonte: Pacote de vectores para empresas

Uma das funções dos desenhos animados nas apresentações é levar o público a realizar uma ação específica Isto é muito fácil quando se faz com que os espectadores se relacionem.

Os desenhos animados, especialmente as personagens de desenhos animados apresentadas em diferentes situações, podem ser extremamente identificáveis e, por isso, podem facilmente provocar uma série de emoções e reacções. A ideia é que o apresentador preveja e planeie estas reacções do público para conseguir o efeito desejado e fazer com que os espectadores tomem a ação desejada.

Fonte: Pacote de vectores para empresas

Outra função dos desenhos animados nas apresentações é criar pausas mentais A crença generalizada de que os desenhos animados nas apresentações são, na realidade, trocadilhos (desenhos com texto) deriva desta função específica dos desenhos animados. O importante é não esquecer que a piada está relacionada com o tema,inofensivo e compreensível para qualquer pessoa do seu público, especialmente se houver não-nativos entre os espectadores.

Fonte: Pacote de vectores para empresas

A terceira função dos desenhos animados nas apresentações é tornar um assunto complexo mais fácil de compreender .

As ilustrações são muito úteis para simplificar um assunto complicado. Além disso, os desenhos animados são muito úteis para ajudar os apresentadores a representar metáforas e analogias. Ajudam a explicar um processo complexo de uma forma abrangente.

Mito #4:

Os desenhos animados só são adequados para apresentações infantis e temas descontraídos.

Embora os desenhos animados possam ser divertidos e o humor seja uma das reacções que provocam, também são utilizados para uma variedade de outros fins. Por exemplo, para ajudar a simplificar um processo complexo numa apresentação técnica ou para explicar uma nova estratégia empresarial numa apresentação de fácil compreensão.forma de agarrar.

Na realidade, as apresentações em banda desenhada são igualmente eficazes tanto para temas divertidos como para temas sérios.

Se acredita que o design de uma apresentação de banda desenhada se assemelha ao design de uma página de um livro infantil, então provavelmente já viu muitos exemplos maus e muitos bons, tão bons e tão bem elaborados que nem se apercebeu que se enquadram na categoria de apresentação de banda desenhada.

Os desenhos animados podem ser utilizados com bastante sucesso na apresentação de um tema de negócios sério, especialmente quando o assunto é difícil, complexo e mundano. Quando utilizados corretamente, os desenhos animados ajudam os apresentadores a chamar a atenção da audiência para os pontos-chave importantes e a mantê-la durante toda a apresentação.

Fonte: Ilustrações vectoriais de Stickman

Mesmo em temas de apresentação sérios e importantes, os desenhos animados podem ser utilizados para lançar uma piada para refrescar. Certifique-se apenas de que não é o tema que está a gozar.

Mito #5:

As apresentações com desenhos animados parecem pouco profissionais e podem comprometer a sua credibilidade.

Muitas pessoas afirmam que a utilização de desenhos animados na sua apresentação é demasiado arriscada para a sua reputação. Essas mesmas pessoas podem aconselhá-lo a jogar pelo seguro e a limitar-se a uma apresentação técnica e aborrecida, apenas com gráficos, quadros, números e pontos.

Mas deixe-nos fazer-lhe algumas perguntas: quantas vezes viu este tipo de apresentações e de quantas delas se lembra? De facto... quem se lembra de um apresentador que joga pelo seguro? A utilização de desenhos animados na sua apresentação pode pôr em risco a sua credibilidade. Se não os utilizar, pode adormecer o seu público.

Na realidade, uma apresentação equilibrada com desenhos animados e diagramas técnicos mantém o público interessado e a sua reputação elevada.

Fonte: Ilustrações vectoriais de Stickman

O segredo está no equilíbrio. A crença errada de que os desenhos animados nos fazem parecer parvos impede muitos apresentadores de serem criativos nas suas apresentações. E isto é uma pena, tendo em conta todos os benefícios que advêm da utilização de desenhos animados nas apresentações.

A ideia é fazer com que os desenhos animados trabalhem a seu favor. Se, ao utilizar desenhos animados, estiver a minar a importância de um assunto sério, então sim, pode minar a sua credibilidade como profissional. Mas se estiver a utilizar os desenhos animados corretamente - para reforçar a sua mensagem, então o seu público lembrar-se-á do verdadeiro objetivo da sua apresentação muito depois de a ter visto.

Mito #6:

Utilizar desenhos animados nas apresentações é banal e aborrecido.

Sabem o que é ainda mais aborrecido? Uma apresentação sem desenhos animados.

Na verdade, quando se trata de utilizar desenhos animados em apresentações, existem muitas abordagens banais e trocadilhos de desenhos animados demasiado utilizados que as pessoas estão fartas de ver. No entanto, desenhos animados frescos bem escolhidos e inteligentemente misturados nos seus diapositivos terão o efeito positivo que procura.

Na realidade, bons desenhos animados que estejam em conformidade com o tema e o fluxo da história da sua apresentação só podem aumentar o envolvimento do seu público.

Fonte: Ilustrações vectoriais de Stickman

Os bons apresentadores sabem que os conteúdos visuais (fotografias e desenhos animados) combinados com a narrativa e os dados técnicos, que se enquadram bem no fluxo da sua apresentação e criam uma harmonia geral, acabam por aumentar o impacto da sua mensagem na audiência.

Além disso, será que os próprios desenhos animados podem ser aborrecidos? A mensagem que defendem pode ser aborrecida, a anedota que representam pode ser aborrecida, o conceito ou o processo que explicam pode ser aborrecido. Por outras palavras, se vir que o seu público começa a bocejar, não culpe os desenhos animados.

Mito #7:

Os bons desenhos animados são caros.

Tendo em conta que existem literalmente tantas plataformas web cheias de ilustrações gratuitas e de baixo custo, bem como toneladas de artistas em ascensão que prestam serviços de ilustração a preços acessíveis, a afirmação acima não é realmente verdadeira, especialmente quando se trata de utilização não comercial e não comercial de desenhos animados, que é o caso aqui.

Na realidade, os bons desenhos animados são mais acessíveis do que nunca, porque a concorrência é elevada.

Eis as opções que se lhe apresentam:

  • Desenhos animados gratuitos

Os desenhos animados gratuitos são sempre uma boa escolha se tiver um orçamento limitado. Existem muitas fontes na Web de desenhos animados gratuitos, vectores e rasterizações, que pode utilizar nas suas apresentações. Os recursos de desenhos animados gratuitos têm normalmente certas limitações quanto à forma como os pode utilizar. Geralmente, não há problema em colocá-los na sua apresentação, uma vez que esta é considerada uma utilização não comercial.é importante ler primeiro os termos de utilização, uma vez que a maioria dos sítios Web exige que forneça a atribuição.

Explorar:

16 grandes fontes de personagens de desenhos animados vectoriais gratuitos

Vetor e Raster: Qual é a diferença?

  • Desenhos animados de stock

Por exemplo, pode adquirir um grande conjunto de elementos de desenhos animados concebidos no mesmo estilo: personagens vectoriais, cenas conceptuais, ícones, itens, silhuetas, fundos, etc.

Os desenhos animados de stock estão normalmente disponíveis com diferentes licenças e o seu preço varia de acordo com a licença que está a comprar. Certifique-se de que se familiariza com as diferentes licenças antes de comprar. Normalmente, e a menos que não esteja a planear vender em massa o desenho de apresentação como um modelo, uma licença não comercial deve ser adequada para si.

  • Desenhos animados personalizados

Se precisar de algo mais específico para atingir os seus objectivos de apresentação, por exemplo, um desenho de uma personagem de banda desenhada que se pareça com uma pessoa específica e que seja feito em poses específicas, então terá de recorrer a serviços de ilustração. Quer decida contratar um ilustrador freelancer ou um estúdio de ilustração estabelecido, faça primeiro uma boa pesquisa. Os portefólios e as recomendações ajudam sempre aAlém disso, procure sempre total transparência nos preços e no processo.

Explorar: As 30 principais empresas de ilustração: estúdios e agências de soluções visuais

Palavras finais

Os bons apresentadores não acreditam em mitos estranhos sobre a utilização de desenhos animados nas apresentações, mas sabem como utilizá-los em seu benefício.

Uma combinação bem equilibrada entre imagens e dados técnicos faz maravilhas para a aprendizagem e a comunicação. E os desenhos animados são uma ferramenta poderosa para o conseguir. Faça a sua apresentação de desenhos animados corretamente e veja-a surpreender o seu público.

Gostaria de partilhar alguma ideia connosco?

Quieva Gray é uma apaixonada designer de interiores e blogueira de estilo de vida que mora na cidade de Nova York. Com uma sólida experiência em design e um olhar atento aos detalhes, Quieva dedicou a sua carreira a ajudar indivíduos a criar espaços que reflitam o seu estilo e personalidade únicos. Seu amor por todas as coisas de design vai além de apenas interiores, pois ela também explora moda, arte e viagens em seu blog. Através de sua escrita cativante e conteúdo visualmente atraente, Quieva inspira seus leitores a adotar seu próprio estilo de design e criar espaços que realmente os façam sentir-se em casa. Seja fornecendo dicas e truques para decorar dentro do orçamento ou compartilhando suas últimas descobertas de design, o blog de Quieva é uma leitura obrigatória para quem busca inspiração e orientação no mundo do design.